Passei o ultimo final de semana em Istanbul, que nao é a capital da Turquia (que é Ankara). Mas que, como no caso do Rio de Janeiro e Sao Paulo (pra nao ofender nenhum leitor...), continua sendo a capital cultural, jah que é a maior cidade do pais (com 12 milhoes de habitantes!). Fui sozinha. Peguei o onibus aqui e em 6 horas estava lah. E de repente voltei a ser mais uma desconhacida naquela multidao de pessoas indo e vindo. A diferença entre as grandes metropoles e as cidades pequenas, do "interior", como a gente costuma dizer, é enorme. Na cidade grande você é mais um numero, mais uma sombra na multidao, a correria, a diversidade das pessoas: turistas, estrangeiros, turcos, todos se misturam e isso vira uma coisa meio amorfa, sem cor e sem logica. Mas é justamente ai que estah o charme da cidade grande. Ela pulsa, ela te pressiona, ela te engole. E você pode voltar a ser um incognito, você pode ser quem quiser. Descrevendo assim nao parece muito agradavel, mas quando você anda pela multidao, o vento soprando no seu rosto e você olha para os lados e vê centenas de pessoas diferentes: de paises diversos, de todas as idades, de todas as cores, cada um com uma historia... você sente as infinitas possibilidades que te cercam. Eh como se fosse o resumo do mundo em alguns passos. E você nao consegue se impedir de sorrir. E foi assim que eu consegui me desvencilhar por um tempo da minha identidade de estudante estrangeira pra virar mais uma na multidao, sem carteira nem documento. Mais uma alma perdida nessa maravilhosa e deslumbrante cidade!
Além disso, vale lembrar que Istanbul, desde sempre e até hoje, é um lugar de passagem: do leste para o oeste ou vice-versa. Dah pra sentir esse encontro de culturas na cidade. Eh um dos raros lugares onde você pode ver uma mulher coberta da cabeça aos pés ao lado de uma de mini-saia e salto alto pronta pra curtir a "night", sem que isso seja encarado como anormal. Os istambulenses estao acostumados com os turistas e com os "ocidentais", portanto, você nao sente tantos olhares (mesmo que eles também existam...) como acontece as vezes nas cidades pequenas. E o encontro cultural também existe no comercio, por exemplo: a gente pode encontrar Mc Donalds ao lado do tipico kebab turco, ou algumas grifes concorrendo com os bazares da cidade, comércio quase informal. E essa é justamente a maravilha da metropole: sao pessoas diferentes vivendo juntas e, consequentemente, um certo nivel de tolerancia acaba se impondo.
E nesse final de semana em especial eu acabei esbarrando com uma outra situaçao: a tolerancia religiosa. Era domingo, e eu passei por uma igreja que estava toda decorada, resolvi entrar achando que se tratava de um casamento, mas na verdade era a missa de pascoa (ops, quase tinha esquecido disso...). Fiquei um tempo lah, observando as pessoas. Nao pareciam turistas (alias a maior turista acho que era eu mesmo que ainda tive coragem de tirar umas fotos da missa sob o olhar reprovador de alguns fiéis...), eram moradores catolicos que vivem num pais de maioria musulmana. Mas nem por isso deixam de celebrar a pascoa. Eh engraçado ver como a relaçao muda quando você se transforma na minoria, no diferente. Você se sente bem em poder comemorar tranquilamente uma data importante na sua religiao com o seu "grupinho", os catolicos. Além disso, para a minha maior surpresa, descobri que algumas lojas de doces também fizeram ovos e galinhas (!) de chocolate especial pros catolicos! Tah, é claro que eles também querem aproveitar a oportunidade pra faturar, mas de qualquer forma nao deixa de ser uma demonstraçao de uma certa tolerancia com outras religioes. Eu sinceramente nao teria sentido muita falta de comemorar a pascoa (talvez pelo ovo de chocolate...), mas ironia do destino, acabei comemorando da forma mais espiritual possivel: participando da missa! E fiquei sem chocolate porque no final estava atrasada pra pegar meu onibus de volta. Fica pro ano que vem...
E pra quem pode comemorar: feliz pascoa (atrasada)!! com bastante ovinho de chocolate se possivel!
olha que incrível! =) istambul, tenho uma fita de vídeo com um show das Spice Girls aí! HAHAHAHHA Depois quero ver as fotos que tirou de lá.
RépondreSupprimerSaudades! =*** e feliz páscoa atrasada tb! A minha teve um único ovo(que veio numa latinha LINDA!!!) mtos bombons, nenhuma galinha(!) ou coelho! ahha =****