
uma das coisas que o estranjeiro (se ja nao tem o habito) aprende na Turquia é o ritual do cha (çay, em turco). Que na verdade nao é bem um ritual, mas, digamos, uma mania nacional. Onde quer que você va, sempre vai achar um lugarzinho pra tomar um cha. Porque o cha por aqui é pra todos os momentos: antes, durante e depois das refeiçoes! Tah de bobeira, tem um tempinho sobrando? Tah de papo furado? Senta num café e pede um cha. Pode ser pra um momento solitario ou numa roda de amigos, o chazinho cai sempre bem. Pode ser acompanhado de alguma coisa pra beliscar também (em geral de um simit: um paozinho com gergelim por cima...), ou entao (ainda melhor) de uma partida de tavla (backgammon) jogo muito apreciado por aqui!
O cha que eles bebem aqui é cha preto, nao muito forte, que vem num copinho pequeno e fino que é uma das marcas da turquia. E sempre vem acompanhado com duas pedrinhas de açucar e uma colherzinha. Mas, às vezes, eles servem o cha numa xicara normal, quando o cha é grande (porque o copinho é pequeno mesmo). Mas é impressionante como ele nao tem o mesmo gosto quando vem na xicara grande! Nao sei se jah peguei o habito do chazinho pequeno, mas quando vejo aquela xicara grande com aquela abinha pra colocar o dedo me sinto mal! Nao, isso nao é o çay! o verdadeiro, o tipico çay turco! Isso é um tea, um cha ocidental! Cada vez que peço cha e eles trazem na xicara grande me sinto mal, ofendida, tratada como uma turista que nao sabe apreciar o verdadeiro çay! porque o copinho do çay é algo especial, ele é fininho e o formato dele arredondado cabe certinho na mao, que esquenta com o calor do cha quente. Além disso, no copinho pequeno você nao fica enrolando, toma rapido porque ele esfria rapido e porque tem pouco mesmo. é o ideal pra pedir outro e continuar o papo! é todo um ritual, é toda uma cultura dentro daquele copinho! Até porque esse copinho de cha, eu soh vi aqui mesmo, nao sei se em outro pais eles tem o mesmo, mas pra mim esse vai continuar sendo o tipico cha turco, porque jah foram tantos chas, em torno de uma roda de amigos, ou sozinha, em momentos de reflexao... mas o chazinho tah sempre lah, presente, firme e forte esquentando a mao e o coraçao de todos, sem distinçao, nem preconceito!
A unica coisa que eu ainda nao consegui fazer foi uma estimativa de quantos chas por dia os turcos tomam, claro que isso depende muito da pessoa, do tempo livre que ela tem, e do budget... mas o maior numero que eu jah tive foi uma mulher que jah estava no seu nono cha ao meio-dia de um domingo... segundo ela porque estava de papo furado com os amigos... bom, a minha media tem sido de três à cinco chas por dia... é acho que ainda estou longe da média dos turcos, mas um dia eu chego lah. Inchallah!!
quem não tem Matte Leão, caça com çay turco! haha Tô brincando, deve ser uma delícia mesmo! =) tanto qto tomar aquele matte geladíssimo na praia! =)
RépondreSupprimer