mardi 6 avril 2010
Diferenças e semelhanças 1
Desda época que eu cheguei aqui na Turquia (ou seja, ha dois meses atras), muita me fascina as semelhanças que tenho observado entre a cultura turca e a nossa (brasileira). Por incrivel que isso possa parecer, nos temos, sim, muito em comum. Algumas coisas sao mais faceis de notar, por exemplo: a falta de organizaçao, a bagunça que reina nas ruas, o movimento, os barulhos constantes, a roupa pendurada na corda, etc. Isso é um pouco a paisagem que desnorteia muitos europeus e que para nos, muito pelo contrario, nos faz sentir "em casa". Até ai tudo bem. Mas o mais fascinante tem sido pra mim descobrir comportamentos familiares. Por exemplo, o fato de que aqui as pessoas te tocam. Naquelas situaçoes tipo: "E ai tudo bem?" e tapinha nas costas. Pras meninas é sempre: "oi!! como você tah?" e três beijinhos e/ou um abraço apertado. Parecem coisas pequenas, e realmente sao quase "detalhes", mas eles mudam tudo! A relaçao que estabelecemos com as pessoas aqui (como na Brasil) nao é algo distante, formal e respeitoso. Nao, por aqui a gente se pega, se abraça, se beija, porque o afeto é algo que transparece. Nao existe, como na Europa por exemplo, a noçao (e o respeito) do espaço do outro. Na Europa o individuo é muito respeitado, o seu espaço, o seu corpo, sao seus, inviolaveis. Por isso, nao existe essa troca, essa "invasao" que ocorre por aqui. E é justamente por isso também que os europeus muitas vezes nao sabem lidar muito bem com certas situaçoes. Experimente isso: dê um forte abraço num francês, por exemplo, e você logo sente o corpo dele completamente rigido, os braços ao longo do corpo sem qualquer movimento. O cara sua frio e quase implora pra você largar ele. Eles nao sabem como reagir. Eles nao tem essa naturalidade com o toque. Por aqui, ao contrario, quando você dah um forte abraço, quem é quase sufocado é você de tanto que o cara te aperta!! Porque isso é demonstrar o afeto, o querer-bem. E além disso, para os turcos acolher bem os visitantes também é importantissimo. Portanto, você, como estrangeiro tem que sentir esse querer-bem na carne! Eu tenho aproveitado minha estadia por aqui pra fazer um estoque de abraços apertados, porque soh eu sei a falta que eles me fazem nas respeituosas e frias terras europeias... portanto pra vocês todos deixo aquele forte abraço (com tapinha nas costas)!
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
vê se faz estoque pra mim tb, pq aqui tah triste.... :(
RépondreSupprimeracho q vou fazer free hugs.. uahauahuahau
hauhauha!!!! vou pra frança fazer free hugs com Rachel!! E depois partimos pra turquia pra distribuir todos os hugs que colecionamos for free. Ou o contrário. Vamos pra turquia fazer estoque e depois distribuímos nas ruas de Paris com a plaquinha de Free Hugs! Que tal?!?!?! =)
RépondreSupprimerbom, preciso comentar de novo.
RépondreSupprimerSabem a palavrinha chata que temos que digitar pra deixar um comentário? Aquela que atesta que somos humanos e não máquinas largando spans por aí?
Então, pro comentário acima eu tive que digitar AFETRO!!! SIM SIM SIM (claro que tem um R intruso ali) dei um print screen e tudo! Depois mando por mail! impressionante né? =)))